fbpx

Ademildes Rodrigues

Single Blog

  • Home
  • Hipnose e seus benefícios
Hipnose: processo eficaz, rápido e natural

Hipnose e seus benefícios

Hipnose e seus benefícios

O que é hipnose?

É um estado mental em que a atenção da pessoa fica concentrada e a consciência reduzida, assim ela passa a ser mais suscetível a sugestões. Esse estado hipnótico chamado de indução acontece após uma série de instruções preliminares e sugestões.

Este estado mental é alcançado por meio da ajuda de um profissional, a esse profissional chamamos de Hipnoterapeuta.

 É uma técnica muito útil no tratamento terapêutico e vem sendo estudada há mais de cem anos. Como toda ciência, o tratamento com hipnose vem sendo aprimorado ao longo do tempo.

 Por ser  um estado normal da mente humana, podemos dizer que esta ferramenta sempre existiu.

 A palavra hipnose vem do grego hipnos = “sono + latim osis = ação ou processo. É reconhecida pela ciência e recomendada por diversos conselhos federais a exemplo dos conselhos de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia e Enfermagem. 

 Atualmente é um dos meios de tratamento mais eficientes em casos de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outros distúrbios emocionais.

 A hipnose não trata o sintoma e sim a origem do sintoma. 

 É ciência não tem nenhum tipo de ligação espiritual.

 Grande parte dos profissionais da saúde concorda que ela pode ser uma técnica poderosa e eficaz para tratamento de vários distúrbios. Por esse motivo, é aceita e utilizada no mundo todo.

 Embora a ainda seja considerada controversa, a eficácia terapêutica da hipnose é atestada por vários autores de diferentes épocas com resultados excelentes.

Alguns estudos foram feitos e mostram que ela é, sem dúvida, muito eficaz quando bem aplicada por profissional capacitado.

Uma pesquisa feita pelo psicólogo americano Alfred Barrios, publicada na revista American Health Magazine, compara a hipnose com outros dois tipos de terapias também bastante utilizadas atualmente: a psicanálise e a psicologia comportamental.

Estes estudos mostraram que a psicanálise teve uma taxa de sucesso de 38% em pacientes que passaram por 600 sessões durante quase 12 anos de tratamento. A psicologia comportamental apresentou resultados melhores, a taxa de sucesso foi de 72% em pacientes depois de 22 sessões que ocorreram durante seis meses.

A hipnose teve uma taxa de sucesso de 93% em pacientes após apenas seis sessões em um tratamento que durou somente um mês e meio.

Como todo processo terapêutico, a hipnoterapia também é um trabalho de parceria entre cliente e terapeuta.

Mitos sobre hipnose. Ou seja, o que ela não é:
  • Hipnose não é inconsciência; a pessoa estará totalmente consciente e poderá sair do transe quando quiser.
  • Controle mental. A pessoa só faz o que estiver disposta a fazer.
  • Lavagem cerebral. Repito: A pessoa só faz o que estiver disposta a fazer.
  • Sono. Pelo contrário: a pessoa estará em repouso, mas não dormindo.
  • Estado místico. Ela não está ligada a nenhuma filosofia religiosa. É ciência.
  • Quando hipnotizada a pessoa fica inconsciente. Não. Ela estará o tempo todo em ciente do que está acontecendo; 
  • Quando hipnotizada a pessoa fica em um estado ofensivo e pode agredir o hipnoterapeuta. Não é verdadeiro. Ela ficará em estado natural, porém profundamente relaxada e com condições de sair da hipnose quando desejar.
Quem pode passar por uma sessão de hipnose?

 Qualquer pessoa pode passar por uma sessão de Hipnose, desde os 5 a 6 anos até 90 anos ou mais.

Quanto custa uma sessão?

Uma sessão de Hipnoterapia pode custar de R$ 200,00 até R$ 2.000,00 a depender do profissional. Não tem valor fixo preestabelecido.

 Atualmente a Hipnoterapia tem sido uma área muito promissora com possibilidade de ótimos rendimentos, podendo chegar a R $10.000,00 (dez mil reais) mensais ou mais, além de flexibilidade de horário.

Autoconhecimento

 Quem não precisa se conhecer melhor? O autoconhecimento é de fundamental importância para o equilíbrio emocional. 

Muitas pessoas acham que se conhecem, mas quando aprofundam na pesquisa de si, percebem que precisam de mais informações a seu respeito. O autoconhecimento é algo mais profundo, ele ajuda a entender as origens dos nossos comportamentos, os nossos limites e os nossos reais desejos.

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.” Sócrates

O que tratar com Hipnose?

 A hipnose pode ser eficaz para diversos fins.  Este é outro grande benefício. É uma técnica poderosa e pode ser usada para tratar diversos tipos de distúrbios, tanto físicos como psicológicos. 

É eficaz para o tratamento da depressão, ansiedade, fobias, vícios, dores físicas, auxilia no emagrecimento, disfunções sexuais, ajuda no desenvolvimento pessoal, trata insegurança, dificuldade de falar em público, luto, estresse, melhora na memória, entre outros.

E o mais incrível de tudo: não deixa nenhum efeito colateral.

Seja aplicado por um profissional ou pela auto hipnose (feita pela própria pessoa), o processo de não possui nenhum efeito colateral. Diferente de outros tipos de tratamentos que se utilizam de remédios que causam efeitos colaterais pelo uso, 

Resumindo: a hipnose é um processo totalmente natural e um dos mais eficientes e mais rápidos em se tratando de processos de terapia.

Permita-se viver com as terapias holísticas!

Ademildes Rodrigues e Joanildo Silva

Leave Comment