fbpx

Ademildes Rodrigues

Single Blog

  • Home
  • Seja seu sim, sim. Seu não, não
Seja seu sim, sim. Seu não, não

Seja seu sim, sim. Seu não, não

Ademildes Rodrigues 10 de janeiro de 2022 0 Comments
Seja seu sim, sim. Seu não. não.

 

“Seja, porém, o vosso sim, sim e o vosso não, não. O que passar disso vem do maligno.

Ouvistes que foi dito: amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

Eu, porém, vos digo: amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Ele faz que o seu sol se levante sobre justos e injustos.”  Mateus 5:37, 43-45

Quando leio este trecho bíblico fico a refletir quão sábias são as palavras do Cristo e quão simples pode ser a vida se o evangelho for seguido, abstraindo nas letras e extraindo seu sentido, dando valor e entendimento a elas.

Seja o seu falar sim, sim. A tomada de atitude é fundamental na vida daquele que quer ter sucesso nos mais variados campos que a vida oferece.

O sim pode ser dito quando se recebe propostas profissionais, sim para propostas emocionais, sim para si, no sentido de aceitar a realidade como se apresenta e mudá-la, se preciso for, aos poucos, mas com determinação e firmeza.

Diga não às dores, ao fracasso, analisando e extraindo o que de melhor ele trouxe.

Seja o seu não, não.

Dizer não ao não com afirmativas consistentes e bem definidas. Não aos excessos, sejam eles de ordem interna ou externa. Dizer não aos vícios, às compulsões, buscando no sim os elementos de substituição para o espaço que ficará vazio.

Troque o não da preguiça ou da indisposição pelo sim de uma atividade física. Ela vai preencher a lacuna da inação. Vai levar seu corpo a produzir os hormônios necessários ao bem estar e movimentará a energia de tal forma que não haverá possibilidade da saúde não fazer morada no corpo e na alma.

PROCRASTINAÇÃO

A procrastinação muitas vezes é interpretada como perseguição, porém boa parte das pessoas que se dizem perseguidas, muitas vezes não o são. Um número razoável de pessoas, está num processo de inação contínuo e não veem possibilidade de sucesso.

Afinal de contas, quanto mais parado, mais parado. Quanto mais movimento, mais movimento. É lei universal e não há como revogar. As pessoas que permanecem neste estágio estão sendo perseguidas ou têm vontade de ser?

Transferir responsabilidades ainda é um hábito bastante arraigado na mente humana.

 

Não podemos eximir de que existem casos em que há sim, influência externa; isto é patológico e precisa ser tratado. Mas não é esta a abordagem que faço. Minha proposta é refletir sobre situações em que o indivíduo parou no tempo e quer, a todo custo, encontrar um responsável pelo seu infortúnio.

 

Se você estiver estagiando nesta empresa chamada inércia, está no exato momento, de se demitir e iniciar outra etapa. Seja autônomo. 

 

Assumir a autonomia de sua vida, é construir o próprio destino e se olhar-se no espelho com orgulho e vontade de ser ainda mais. 

 

A rota sempre pode ser refeita.  Depende de você ser vitorioso ou não.

Te convido a pensar sobre isso.

 

 

————–

§ Como seria ter autonomia sobre sua vida?

 

Ademildes Rodrigues | Do livro Transforme através de você

 

 

Leave Comment